Plano de Marketing Turístico de Santa Catarina é apresentado aos conselheiros de desenvolvimento da região de Joinville
Santa Catarina possui mais de 12 mil estabelecimentos diretamente ligados ao turismo. A arrecadação com este setor chega a casa dos R$ 6,4 bilhões anuais e a movimentação anual de turistas em SC na alta temporada ultrapassa os 4 milhões de pessoas visitando o Estado. Cada turista gasta, em média, R$ 100 por dia durante sua estada em terras catarinense.
Estas foram algumas das informações do Plano de Marketing Turístico de Santa Catarina, período 2010 – 2020, explanadas pelo secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Waldir Rubens Walendowsky, durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional, realizado na semana passada em Balneário Barra do Sul.
Sobre a questão da divulgação turística e sobre a captação de turistas para Santa Catarina, o secretário comentou que o primeiro alvo das divulgações é o Brasil, depois os países da América do Sul, como a Argentina, Chile, Uruguai, Peru, Bolívia, Paraguai. Em seguida, vem os países da Europa e da América do Norte. “Atualmente, o Estado de São Paulo é o maior emissor de turista da América Latina para Santa Catarina”, destaca o secretário.
Além da divulgação em operadoras de turismo, em que os agentes de viagem vêm para conhecer e divulgar, SC tem também apresentado seus atrativos e belezas naturais por meio da internet. Ele ressaltou a mídia espontânea (não-paga) que o Estado tem recebido de revistas, jornais e outros veículos de comunicação. “No mundo, de todos os segmentos turísticos, mais de 50% refere-se a sol e mar. Em Santa Catarina não é diferente, sendo que os maiores números de turistas são registrados na época do verão”, afirma. Ele também citou as ações do projeto Costa do Encanto, organizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional - Joinville.
A intenção do Plano de Marketing Turístico de Santa Catarina, período 2010 – 2020 é aumentar o consumo diário de gasto pelos turistas em SC, passando dos atuais R$ 100 para R$ 200, sendo estimulado a realizar mais gastos no Estado. Outro ponto positivo que analisados em consulta com os turistas refere-se a segurança pública e saneamento básico, considerados bons para quem visita o Estado.
Desde 2007, o Estado vem angariando vários prêmios nacionais e internacionais, como: O Melhor Destino Turístico do país (2007, 2008, 2009-2010); Prêmio UPIS de Turismo (2008); Prêmio Brazil Travel News (2007); Prêmio Gazeta do Turismo (2008) e Prêmio Global Awards (2008).
O Estado tem parceria de uma empresa com vasta experiência internacional para auxiliar na organização do Plano de Marketing Turístico. Foi esta mesma empresa a responsável pelo plano de marketing de Barcelona, por ocasião das olimpíadas realizadas, fazendo com que aquela cidade se tornasse um ponto turístico famoso mundialmente. Dentre os 10 lugares mais visitados do Brasil, SC possui duas cidades na lista: Florianópolis (terceiro) e Balneário Camboriu (sexto lugar). Já na lista das 10 mais cidades de turismo de negócios, Florianópolis aparece em 10°.
Mas para se chegar neste plano, foram feitas várias pesquisas presenciais. Este plano já está sendo organizado há um ano e meio. Foram consultados operadores de turismo, jornalistas da área sobre as questões do setor de turismo. As pesquisas são feitas com pessoas de fora do Estado para ter uma melhor ideia do que se tem que melhorar e corrigir.
“Notamos uma grande dificuldade das operadoras em contratar hotéis a longo prazo para realizarem pacotes, pois na alta temporada o valor é muito acima e, por isso, as operadoras não incluem aquele hotel no pacote turístico”, alega o secretário durante apresentação na assembléia do Conselho de Desenvolvimento Regional.
terça-feira, 8 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário