quarta-feira, 14 de julho de 2010

Prioridades da região vão ser debatidas nesta quinta (15), em Joinville

A inclusão de São Francisco do Sul na rota dos cruzeiros marítimos; a implantação do Programa 1ª Exportação do Ministério da Indústria e Comércio; o processo seletivo da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil; a avaliação do 1° Fórum de Planejamento Urbano de Joinville e Região e também a explanação sobre o Prêmio “Municípios que Fazem Render Mais”.
Estes são alguns dos assuntos que serão destaques na reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional que acontece nesta quinta-feira (15), em Joinville. O evento inicia às 14 horas e será realizado no Hotel Bourbon, situado à rua Visconde de Taunay, 275 – centro (ao lado do Shopping Mueller). A reunião é aberta à comunidade.

Na próxima temporada de verão, o município de São Francisco do Sul vai receber mais de 30 navios trazendo turistas e visitantes à região, consolidando-se na rota dos cruzeiros marítimos. A vinda destes transatlânticos irá movimentar o turismo e a economia do Norte catarinense. Além disso, esta ação contempla o projeto Costa do Encanto, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) – Joinville.

Outro assunto será a avaliação do 1º Fórum de Planejamento Urbano de Joinville e Região. O vereador e organizador deste evento, Alodir Alves de Cristo, fará um relato sobre os três dias de evento, no mês de junho, e que reuniu profissionais de arquitetura, urbanismo, engenharia civil, representantes da sociedade organizada, governos municipais, estadual e federal, além da comunidade em geral.

Segundo o vereador, é muito importante discutir assuntos que envolvam o planejamento urbano, a fim de buscar a melhoria ou revitalização de vários aspectos, dentre eles, propiciar aos habitantes a melhor qualidade de vida possível. Entre os palestrantes do fórum, estavam o engenheiro Fernando Camacho, diretor geral da SDR - Joinville, e o arquiteto Norberto Sganzerla, gerente de Projetos Especiais da Secretaria da Infraestrutura de SC.
Ainda durante o evento, representantes da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil irão apresentar o processo seletivo para a entrada de novos alunos na instituição, única filial da escola fora da Rússia e que, neste ano, completou 10 anos de atividades em Joinville.

Já o presidente da Associação de Joinville e Região, da Pequena, Micro e Média Empresa (Ajorpeme), Gilberto Boettcher, vai comentar sobre o programa “Primeira Exportação”, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. O objetivo deste programa é de promover a inserção sustentável das micro e pequenas empresas no mercado internacional, oportunizando um acompanhamento de todas as ações necessárias para se concretizar a primeira exportação.

Os benefícios para os participantes são sistematização do caminho da exportação, com a integração formal das atividades de apoio às exportações; acompanhamento de todas as fases do processo exportador, com a consultoria gratuita elaborada por um Agente de Comércio Exterior, que acompanhará o desenvolvimento de todas as fases do projeto, desde a internacionalização da empresa até a negociação e efetivação da exportação.

O presidente da Associação Empresarial de Joinville (Acij), Carlos Rodolfo Schneider, irá apresentar o Prêmio “Municípios que Fazem Render Mais”, que objetiva identificar e reconhecer os municípios da Região Sul que fazem o melhor uso possível dos recursos públicos, envolvendo questões como capacidade de planejamento, governança e qualidade dos serviços prestados pelo poder público municipal. As inscrições do prêmio terminam no dia 30 de julho.


Reunião

A reunião será presidida pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Regional - Joinville, Manoel Mendonça, e estarão participando do encontro os prefeitos, presidentes das Câmaras de Vereadores e ainda representantes da sociedade civil dos municípios de Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Garuva, Itapoá, Joinville, São Francisco do Sul e São João do Itaperiú.

Este Conselho de Desenvolvimento Regional atua no apoio ao desenvolvimento sustentado, articulando forças e lideranças locais e regionais, além de ser responsável pelo planejamento regional e definição das prioridades. Os membros elaboram, discutem e decidem com o Governo do Estado de Santa Catarina os investimentos que signifiquem melhorias em educação, saúde, obras, infraestrutura, segurança, turismo, agricultura e esporte, de acordo com as necessidades locais e regionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário