Seminário discutirá proposta do Liceu de Arte de Joinville
O Governo do Estado realiza na próxima quarta-feira (16), às 19 horas, nas instalações do Piazza Itália (na rua Anita Garibaldi), em Joinville, um seminário para apresentar e debater a proposta de implantação do Liceu de Arte de Firenze de Joinville. A implantação do Liceu é uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina, com o intuito de promover e valorizar a cultura e as habilidades artísticas, desde a infância. A proposta é de uma escola de formação sistemática e de base, no contraturno do ensino regular, propiciando o desenvolvimento pleno do potencial artístico dos estudantes.
O Liceu está sendo pensando como uma escola de eficiência na formação artística e prevê o uso de laboratórios, instrumentos e material didático de excelência, oferecendo aos alunos e professores condições ideais para que atinjam seus objetivos formativos e de expressão. O Liceu será ainda um precioso espaço de troca cultural, onde a tradição acadêmica e didática italiana se une com a cultura e o ensino catarinense. As aulas serão ministradas por professores locais e serão previstos ciclos de aulas ministradas também por professores italianos e de outros países europeus.
Em um mundo globalizado, o Liceu de Arte nasce indicando a glocalização (presença da dimensão local na produção de uma cultura global). Os diferentes traços da cultura catarinense e italiana se fundem em uma dimensão global e contemporânea, em modo de poder agir no mundo, não esquecendo as próprias origens e a própria identidade.
Fruto de um acordo de colaboração internacional firmado entre a região Toscana (Itália) e o Estado de Santa Catarina, a proposta do Liceu envolve a Secretaria de Articulação Internacional, a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), a Fundação Catarinense de Cultura e a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) - Joinville, contando ainda com a parceria do Círculo Italiano di Joinville. Estarão presentes no seminário pela parte italiana do projeto, o professor Adriano Bimbi e os arquitetos Ambra Trotto e Riccardo Musmeci. Pelo lado brasileiro estará representado pelo Secretário Vinicius Lummertz (Articulação Internacional); pelo reitor da UDESC, Sebastião Iberes Lopes de Melo; pelo diretor geral do Centro de Artes da Udesc, Prof. Dr. Milton de Andrade.
O evento é aberto ao público em geral, sendo esperada a participação especialmente de estudantes de arte, artistas e arte-educadores, uma vez que o tema vem despertando grande interesse por parte da comunidade artística catarinense, que agora terá oportunidade de se familiarizar, manifestar-se e contribuir com o projeto.
domingo, 13 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário